Quem sou eu?
No momento, essa página está no singular: quem sou? E para responder, digo que sou o André, profissional de TI. Cidadão do mundo e atualmente residente do Canadá.
Após mais de 20 anos de carreira, ainda mantenho o sonho de tocar projetos essencialmente sustentáveis, sendo o maior pilar o de alcançar os menos favorecidos.
Acredito que a régua usada para medir as desigualdades também pode ser usada para reduzi-las. Sendo assim, um dia essa página poderá ser atualizada e acrescentar além de mim, tantos outros atores desse mesmo sonho quanto os coadjuvantes que eventualmente sejam beneficiados com esse legado.
Por hora, enquanto o sonho não se torna realidade, além de manter o meu emprego como Engenheiro de Suporte, tenho desempenhado nas horas livres as mais variadas tarefas. Entre elas estão atividades de venda, serviço de UBER e suporte na área de TI como freelancer.
Espero aumentar meu portfólio em breve. Até lá, entre em contato para um bate papo e quem sabe não seremos parceiros em algum projeto de startup?


Meu Currículo
Comecei minha carreira na área de TI de uma forma bastante peculiar: como estagiário em uma loja de computadores sem nunca ter feito nenhum curso na área. Era uma forma do patrão economizar com funcinários e uma oportunidade para aprender sem precisar gastar com cursos.
Essa pegada se estendeu até a aprovação no primeiro curso de TI: Tecnologia em Desenvolvimento de Aplicação para WEB da extinta FatMSG. Curso que foi interrompido precocemente, mas que deixou um legado cujo preço é imensurável: me deu o pré requisito acadêmico para aplicar para uma bolsa de estudos nos estados unidos. Foram 14 meses de estudos intensos, período onde tive a oportunidade de encarar um ensino de qualidade jamais visto por mim. Dentre as matérias, as principais foram: Cisco (CCNA), Microsoft (Windows Server, Gerência de projetos, ASP.NET,Visual Basic), Linux (Open SUSE e segurança da informação). Nesse período, fui agraciado com a oportunidade de estudar em 3 colleges diferentes: NCC (Northampton Community College), KCC (Kapiolani Community College), HCC (Honolulu Community College).
Antes de ir para os EUA, eu trabalhei um ano como técnico de telecomunicação de dados na empresa MM Telecom (terceirizada da Telemar/Oi) e um ano como técnico de teleprocessamento na Infortel (provedor de internet).
Após regressar desse período de estudos, fui selecionado para trabalhar na Embratel, como técnico em telecomunicações. Saindo após 8 meses somente para assumir um cargo no governo federal como técnico de TI. Após 4 anos fui aprovado em outro concurso da mesma carreira, mas agora como Analista de TI. Cargo que durou 3 anos até o meu pedido de exoneração. Durante esse período de serviço público, me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e me pós graduei em Redes de computadores. Mesmo sendo aprovado em primeiro lugar para um mestrado na UFPB, resolvi não cursar, pois o meu coração sempre apontava para outra direção.
Finalmente, em 2017, resolvi imigrar para o Canadá. Deixei para trás toda a minha tragetória e encarei o desafio de ir para um lugar que julguei ser melhor para ser profissionalmente mais bem aproveitado. Sem nenhuma surpresa, o tiro foi certeiro. Após pouco mais de um ano em terras geladas, fui aprovado para a vaga de Especialista em TI em uma empresa desenvolvedora de uma solução de otimizadores de internet: a XipLink. Durante esse período, fui promovido a engenheiro de suporte e continuo a desenvolver minhas funções com alegria e satisfação.
Até o momento, essa tragetória me permitiu o título de poliglota ao poder me comunicar em quatro línguas: Português, Inglês, Francês e Espanhol. Meu currículo também pode ser visto na página do Linkedin.